O deputado federal Hugo Motta, presidente estadual do Republicanos, divulgou que nesta sexta-feira, dia 18, o partido vai anunciar na Capital João Pessoa, às 10h30min, o apoio ao deputado Efraim Filho ao Senado Federal.
Não é só o apoio do deputado Hugo Motta ou do partido Republicanos, mas envolve toda uma conjuntura, que é preciso fazer uma análise. O pré-candidato ao Senado Efraim Filho vai sair muito fortalecido com esse apoio, que ele tanto almejava e já vinha falando que estava bem encaminhado, hoje, de fato, vai se concretizar.
A cidade de Patos maior do sertão que não tinha declarado apoio a ninguém ainda, o prefeito Nabor, que é pai de Hugo Motta, vai votar em Efraim. Na conta acrescente dezenas de prefeitos que acompanham firmemente o deputado também o fará. Portanto, a declaração de apoio a Efraim é muito significativa e, poderá mudar a escolha do governador João Azevêdo, porque alguns diziam que ele podia escolher Aguinaldo, que agora fica praticamente isolado com o apoio da capital, que não está bem avaliado na sua gestão, a preço de hoje.
Há ainda regiões importantes que não estavam tão posivitas para Efraim Filho mas que irão mudar o cenário político, a exemplo da região de Monteiro, que é comandada pela deputada federal Edna Henrique, que migrou recentemente para o Republicanos, será base de votos para Efraim. A região do Vale do Mamaguape, onde Hugo Motta é majoritário, também seguirão com o apoio dos prefeitos.
A região de Sousa e Cajazeiras, com o apoio do deputado federal Wilson Santiago, uma região que ainda não estava boa para Efraim, mas agora melhora muito. Há apenas uma voz que grita sozinha no deserto, que é da deputada Pollyana Dutra, que está fora da curva, dizendo que o governador deverá apoiar o PP. Mas, alguns prefeitos da base da deputada deixaram de apoiar João, ou seja, o dever de casa tá faltando para ela.
Provavelmente, com o apoio de Hugo Motta ao projeto de Efraim, o deputado federal Aguinaldo poderá desistir de sua propositura ao Senado, segundo apurou o Blog, caso isso se concretize, Aguinaldo passará de concorrente para apoiador a Efraim Filho sairá bastante fortalecido nesse processo e será companheiro de chapa majoritária de João Azevêdo.
Blog do Jordan Bezerra | Análise Política