Vencedores de cada categoria irão disputar etapas regional e nacional
Com o objetivo de valorizar os profissionais de imprensa que contribuem para fortalecer o empreendedorismo, a partir da produção e veiculação de notícias em diferentes plataformas, o Sebrae/PB divulgou os vencedores do 9º Prêmio de Jornalismo. Nesta edição, o tema central foi direcionado sobre “A importância dos pequenos negócios para a economia do país”.
Além de buscar destacar o empreendedorismo como estratégia de geração de emprego e renda, a premiação tem a finalidade de reconhecer a atuação das micro e pequenas empresas, que respondem atualmente por 99% das empresas brasileiras. Durante a pandemia, apenas em 2021, elas concentraram 98% das novas empresas e 78% das contratações.
Das quatro categorias que incluem produção de texto, áudio, vídeo e fotojornalismo, apenas a última não teve trabalho classificado nesta etapa. Em razão da Paraíba não ter aderido à premiação, apenas os materiais classificados na primeira colocação seguirão para a disputa das etapas regional e nacional. A avaliação dos trabalhos foi realizada por um júri técnico durante o período de 18 de julho a 5 de agosto.
Dentre os critérios estabelecidos para avaliação dos trabalhos estão relevância do conteúdo da notícia, qualidade de texto, benefício público, fontes de informações, originalidade, inovação e conteúdo. Conforme o regulamento, o resultado da etapa nacional com os vencedores de cada categoria será realizado no mês de dezembro em data ainda a ser definida.
Vencedores – Na categoria jornalismo de texto, a reportagem vencedora foi “Venda de produtos agroecológicos une praticidade e tecnologia”, produzida pela jornalista Ana Daniella Fechine Leite, do veículo Jornal da Paraíba.
Já na categoria de vídeo, a reportagem “Engenhos”, veiculada pela Tv Cabo Branco conquistou o título de melhor produção. O material foi assinado pelo jornalista Hebert Araújo e sua equipe composta pelos profissionais: Dani Fechine, Giovana Rossini, Othávio Farias, Felipe Dias, Alexandre Frazão, Rogério Miranda, Bernardo Scotti, Josimar Diniz, Iaco Lopes.
Por sua vez, a reportagem “Quando Empreender é Libertador (Pioneirismo, inovação e geração de renda nos presídios paraibanos)” produzida pelo jornalista Marcos Thomas, com colaboração de João Lira, ambos da Rádio Tabajara, venceu a categoria jornalismo em áudio.
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.
Assessoria Sebrae/PB