O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, classificou como trágica a decisão que algumas prefeituras tomaram de reabrir o comércio na próxima semana. Em entrevista nesta segunda-feira (13), Medeiros afirmou que as consequências de um relaxamento agora serão sentidas 15 dias depois e haverá uma incidência mais elevada.
A respeito da reabertura do comércio o secretário avaliou: “é trágico! teremos um pico de incidência na segunda quinzena de abril e durante o mês de maio. É fundamental que as pessoas fiquem em casa e qualquer atitude nesse sentido de retorno e relaxamento redundará 15 dias depois num pico de incidência dos casos e de mortes principalmente em Campina Grande”, disse.
De acordo com Medeiros, existe uma previsão até 10 de maio de que se pessoas retornarem haverá um pico de incidência muito elevado e hoje tem só três casos confirmados em Campina Grande.
O secretário explicou que existe uma previsão do pior cenário e do menor cenário, com isso as mortes podem ir de 160 a 760 casos confirmados se as pessoas relaxarem o isolamento social.
“À população de Campina Grande vai esse aviso: se retornarem teremos o maior número de casos, o pico de incidência e o maior número de mortes do seu pai, do seu bisavô e da sua vó”, alertou.
Com informações da redação do portal paraiba.com.br