As forças de Segurança da Paraíba vão reforçar o efetivo em João Pessoa por conta do segundo turno das Eleições 2020. É a Operação Voto Seguro II, que já começa nesta sexta-feira (27), com a atuação de policiais militares, policiais civis e bombeiros militares, e a presença do Grupamento Tático Aéreo (GTA) com as aeronaves Acauã 1 e 2.
A Polícia Militar contará com 718 policiais militares e 221 viaturas (entre carros, motos, vans e outros veículos) espalhados nos mais de 200 locais de votação para receber as urnas que ficarão sob vigilância nos locais e votação. A Operação Cometa, com comboios circulando pelos bairros durante a madrugada, para intervir em qualquer situação suspeita, assim como no primeiro turno, também faz parte do esquema de segurança do segundo turno das eleições 2020, inclusive com uso de drones. É importante observar que não haverá mudança do policiamento nos bairros da capital e o esquema de segurança da Polícia Militar contemplará também o policiamento nos locais de comemorações.
A Polícia Civil também montou um esquema especial para a segurança do segundo turno das eleições 2020. Ao todo, 107 policiais civis deverão permanecer em regime de plantão no domingo, sendo 19 delegados, 11 escrivães e 77 agentes (entre agentes de investigação, operacionais e de telecomunicações). Para dar suporte a esse efetivo a Delegacia-Geral estará disponibilizando 30 viaturas da Polícia Civil para circular durante a realização do pleito.
As delegacias que ficarão em regime de plantão são a Central de Flagrantes, Delegacia da Mulher, Delegacia da Infância e Juventude e Delegacia de Homicídios (todas na Central de Polícia/Geisel), além de equipe técnicas e gestores que farão plantão na Delegacia Geral. Também seguem em plantão o Instituto de Polícia Científica (IPC) e as equipes 1ª Superintendência Regional de Polícia Civil (SRPC) e das 1ª e 2ª Delegacias Seccionais de Polícia Civil.
Buscando garantir a realização de um pleito eleitoral seguro e tranquilo, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) empregou seus militares, de modo a prestarem apoio à Polícia Militar bem como a reforçar o serviço operacional nos três Comandos Regionais do CBMPB. Os trabalhos da corporação iniciaram antecipadamente, através do apoio logístico, realização de vistorias e fiscalizações dos locais apontados pelo Tribunal Regional Eleitoral, até a realização de instruções de prevenção para mesários.
Durante o período do pleito eleitoral, o Corpo de Bombeiros deixou à disposição da PMPB um efetivo de 156 homens e mulheres, que foram distribuídos por todo Estado, na função de guarda de urna e apoio. Este ano uma integração ainda maior entre o CBMPB e os demais órgãos atuantes foi consolidada. Todos os comandos regionais reforçaram sua atuação durante este período e os serviços de Combate a Incêndio, Guarda Vidas, Busca e Salvamento e de Mergulho tiveram seus empregos reforçados em todo o Estado.
Portal WSCOM