O senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (MDB) foi eleito nesta terça-feira (02) vice-presidente do Senado. Ele foi indicado pelo partido para o cargo e recebeu a maioria dos votos.
A eleição foi conduzida pelo novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Veneziano Vital do Rego concorreu com o senador Lucas Barreto (PSD-AP).
A votação é secreta, assim como na escolha do presidente. Os parlamentares escolheram os 10 nomes que acompanharão o novo presidente da Casa. São dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.
Veneziano avaliou que seu partido, o MDB, por ter o maior número de parlamentares na Casa teria direito ao segundo cargo em importância na Mesa. A composição da Mesa deve respeitar, tanto quanto possível, a proporcionalidade entre as bancadas partidárias.
O senador da Paraíba venceu o senador Lucas Barreto com 40 dos 73 votos válidos e é o novo 1º vice-presidente. Para os demais cargos, não houve disputa e foi eleita a chapa de consenso. Senador Romário é o novo 2º vice-presidente. Para a 1ª à 4ª secretaria, foram eleitos, respectivamente, os senadores Irajá, Elmano Férrer, Rogério Carvalho e Weverton. Foram eleitos suplentes os senadores Jorginho Mello, Luiz do Carmo e Eliziane Gama. A vaga para a 4ª suplência não foi preenchida.
Acompanhe ao vivo a apuração de votos da eleição para Mesa do Senado:
Sobre a Mesa
O 1º vice-presidente é o substituto imediato do presidente nas suas ausências, seguido pelo 2º vice-presidente. O 1º secretário é o principal responsável pela condução administrativa do Senado. O 2º secretário tem como atribuição específica a ata das sessões secretas. O 3º e o 4º secretários auxiliam na condução de algumas sessões. Os quatro suplentes substituem os secretários.
Os membros da Mesa, com exceção dos suplentes, compõem a Comissão Diretora do Senado, que se encarrega da organização e do funcionamento da Casa e da redação final de todas as proposições que são aprovadas pelos senadores.
Por Cristiane Cavalcante/Portal WSCOM
O senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (MDB) em entrevista ao Jornalista Walison Bezerra do Portal MaisPB e do Programa Hora H, disse que é necessário equilíbrio para poder avançar com pautas importantes.