João Pessoa: prazo para impugnações termina com “guerra” entre candidatos

Pelo menos quatro candidatos se envolveram com impugnações como autor ou como alvo

O período para as impugnações de candidaturas, encerrado neste domingo (4), terminou com uma guerra entre os candidatos. Pelo menos quatro postulantes aparecem como autor ou alvo das Ações de Impugnação de Registro de Candidatura, em João Pessoa. Entre os alvos estão Ricardo Coutinho (PSB), Cícero Lucena (PP) e Anísio Maia (PT). Já Wallber Virgolino (Patriota) aparece como autor.

A maior evidência recai sobre a briga particular entre o ex-governador Ricardo Coutinho e o Diretório Municipal do PT. O socialista foi impugnado por Anísio Maia sob o argumento de que havia irregularidade na formação do Diretório Municipal do PSB, que estaria inapto no momento da convenção. O ex-gestor foi impugnado também pelo Ministério Público Eleitoral, sob o argumento de não quitação eleitoral.

Já Anísio Maia foi impugnado pelo Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores. O partido, em João Pessoa, registrou candidatura do petista, porém, o nacional fez convenção e determinou a intervenção parcial em João Pessoa. Deixou valendo apenas a chapa para vereador, mas cassou a de Anísio. A sigla indicou Antônio Barbosa (PT) para vice de Ricardo Coutinho. Caberá à Justiça Eleitoral dizer quem poderá disputar.

Por fim, a candidatura de Cícero Lucena foi impugnada por Wallber Virgolino, também candidato a prefeito da capital. O postulante alegou que o progressista não poderia ser candidato pelo fato de responder a vários processos no Tribunal de Contas da União (TCU). Lucena, vale ressaltar, conseguiu se candidatar a prefeito graças a uma decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

A Justiça Eleitoral deve se pronunciar nos próximos dias sobre as impugnações. Ao todo, 14 pessoas registraram pedidos de candidatura nas eleições deste ano em João Pessoa.

Por Suetoni Souto Maior / Blogs Jornal da Paraíba

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *