Cidadania do governador João Azevêdo foi o partido que conseguiu eleger o maior número de prefeitos
As eleições deste ano modificaram profundamente a geografia da política paraibana. O PSB que elegeu 52 prefeitos em 2016, agora vai comandar não mais do que quatro prefeituras. Já o Cidadania, que saiu das urnas com apenas um prefeito eleito quatro anos atrás, agora chega ao fim da apuração com vitória em 40 cidades. O impacto disso é visto, também, na relação dos respectivos padrinhos políticos. Alguns foram potencializados e outros acabaram minguando.
Confira o mapa dos eleitos por município
O Cidadania surfou na onda do governismo, por ser o partido do governador João Azevêdo. Já o PSB sofreu com as perdas causadas pela desidratação política do ex-governador Ricardo Coutinho. O socialista viu sua expectativa de poder ser minada pela operação Calvário, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba. As acusações, inclusive, foram usadas pelos adversários do ex-gestor para minar as chances dele na disputa, em João Pessoa.
O segundo colocado nas eleições deste ano foi o PSDB, repetindo o quadro de 2016. Os tucanos foram vitoriosos em 27 cidades e são seguidos de perto pelo DEM, que elegeu 25 prefeitos.
Confira a lista completa:
Partido Cidades conquistadas
Cidadania 40
PSDB 27
DEM 25
PL 22
PP 21
REPU 17
PDT 15
PSD 12
MDB 10
Avante 6
PTB 6
Podemos 5
PSB 4
PROS 3
SD 3
PSC 2
PT 1
2º turno 1 (PP x MDB)
Por Suetoni Souto Maior / Jornal da Paraíba