
A paraibana Luiza Erundina vai disputar a prefeitura de São Paulo, ao lado de Guilherme Boulos, pelo PSOL. A chapa venceu as eleições internas do partido com 61% dos votos e são os pré-candidatos.
Luiza Erundina de Sousa nasceu em Uiraúna, 30 de novembro de 1934, formou-se em Assistência Social e atualmente é deputada federal pelo estado de São Paulo. Ganhou notoriedade nacional quando foi eleita a primeira prefeita de São Paulo e representando um partido de esquerda, o PT, em 1988.
Também foi filiada ao PSB, coordenadora-Geral da coligação Unidos pelo Brasil, que lançou Marina Silva como candidata à Presidência da República, em 2014.
Deputada Federal há seis mandatos, reeleita em 2018 com mais de 176 mil votos, ficando entre os 15 mais votados de São Paulo. Na 55ª legislatura (2015-2018) foi suplente da Mesa Diretora, Erundina foi candidata à presidência da Câmara dos Deputados em 2016 em substituição a Eduardo Cunha, que havia renunciado ao cargo. Na eleição, Erundina defendeu uma maior participação feminina na representatividade e mostrou-se favorável à reforma política. Ela já havia presidido uma sessão da Casa simbolicamente.
Em 2016 se candidata pela quinta vez para a prefeitura de São Paulo pela Coligação “Os Sonhos Podem Governar”. Nas eleições de 2018, foi reeleita deputada federal por São Paulo.