Por Misael Nóbrega: A eleição do “Diga-me com quem andas e lhe direi quem és”.

A política é mesmo dinâmica. Nabor era PMDB roxo, roxo não, vermelho sangue, porém está no partido Republicanos (azul da cor do mar). Ivanes já foi vermelho, quando eleito vereador e, também, do amarelo, em legislaturas anteriores… Agora que virou prefeito interino, passou para o lado azul. Acostumando a tantas cores, pensa até em reeleição.

Dinaldinho que ostentava o amarelo do PSDB, avermelhou de vez, e agora é do MDB de Zé Maranhão; Érico Djan foi eleito deputado pelo PPS, porém defende as cores do Cidadania e obedece ao governador que já foi laranja de Ricardo Coutinho; Ramonilson era juiz, não é mais… É patriota, pré-candidato a prefeito e carrega as cores da Pátria.

Só para citar esses nomes, senão minha cabeça endoida de vez.

Dr. Érico ajudou a eleger o filho de cabeção a prefeito de Patos. Estávamos ainda em 2016… Assim que começou o mandato, veio o rompimento. Dr. Érico, preterido, vê, agora, em 2020, um desafeto ser escolhido para compor com ele a chapa vindoura… E assim como da água para o vinho: o que antes não dava certo, passa a ser o melhor quadro para a cidade sofrida.

Após a aliança Cidadania-MDB, e pra não dá muito na cara, foi acordado o nome de Mirna: menos rejeição; é médica também; mulher; dinâmica; etc, etc etc… Mas, será que pode?, O marido, ainda é o prefeito, só está afastado, a não ser que ele renuncie… Será que renuncia? Dinaldinho por sua vez disse que vai explicar tudinho numa Live que acontecerá, ainda esta semana. Se antes nada vazar…

O grupo Mota, não anunciou quais candidatos irão pra disputa. Se Ivanes e Nabor; se Nabor e Ivanes; se será Pedro Leitão, Nadir, ou qualquer outro… O fato é que o deputado Hugo disse que no dia 14 de setembro quebrará o segredo. Mas, 14 de setembro é o aniversário de Nabor. Será que essa não é a pista?

Com a promulgação da Emenda Constitucional, que adiou as eleições municipais, todos os prazos eleitorais foram prorrogados proporcionalmente a votação. Assim, as convenções partidárias para a escolha de candidatos serão realizadas no período de 31 de agosto a 16 de setembro. Então, a convenção do Republicanos seria a dois dias do final do prazo. Interessante.

E Ramonilson, hein? Está costurando as possibilidades. Pode ter Umberto Joubert ao seu lado, como bem disse Efraim Filho (DEM), neste final de semana, ou pode ter Jacob, que inclusive já foi convidado, e que até aqui ainda não tinha sido citado. O juiz aposentado só não abre mão do discurso: família, moralidade, corrupção…

E assim a gente segue especulando. Enquanto isso não desfralde as bandeiras, aguarde… – Você pode se surpreender ou se arrepender. Essa parece ser a eleição do “diga-me com quem andas e lhe direi quem és”.

Misael Nobrega de Sousa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *