As medidas de higiene como, lavar as mãos, usar máscara e manter o distanciamento ainda ajudam a prevenir a disseminação da nova variante do coronavírus. A mutação possui um nível de contágio de alta transmissão.
A participação da população, a conscientização, os cuidados e a prevenção influenciam na interrupção da transmissão. O vírus se dividiu em diferentes grupos genéticos desde a caracterização genômica inicial do Sars-CoV-2.
Até o momento três linhagens virais diferentes foram identificadas: uma, descrita no Reino Unido, outra na África do Sul e, em dezembro, a recente linhagem descrita no Brasil.
Apesar do trabalho que vem sendo realizado nos últimos 10 meses, ainda é evidente o aumento do número de casos positivados no município. “O aumento expressivo está ligado com o comportamento das pessoas, que ainda, em sua grande maioria não compreendeu a seriedade e a gravidade da doença”, explica a secretária de saúde, Dra. Paulina Maia.
“O vírus avança com a circulação de pessoas e a falta de cuidados, a exemplo de aglomerações em praças, áreas de lazer e bares; essas pessoas acabam levando o vírus para dentro de casa”, explica Nice Adriana, coordenadora da Atenção Básica.
Por: ASCOM PMCR/ Larissa Lima #pmcr #saude
Dados: Fiocruz