A Praça Jerônimo Rosado, localizada bem no Centro da parte baixa da cidade de Catolé do Rocha, sertão da Paraíba, é um dos pontos de encontro e passagem obrigatória de boa parte da população catoleense, e de outras inúmeras pessoas que visitam a cidade, principalmente de segunda a sábado, dias de movimento do comércio e órgãos governamentais.
O fluxo das pessoas que passam pelo local, mais conhecida como a Praça da Câmara Municipal, é imensamente maior durante o dia, já que é por lá, que os visitantes aportam das vans e veraneios de linhas, ou mesmo em veículos que contornam a praça em direção aos bancos e lojas, através das Ruas Getúlio Vargas e Cel. Francisco Maia, ou em sentido contrário, quando em retorno, buscam o acesso a Avenida Deputado Américo Maia, principal via de ligação para todas as saídas da cidade.
Quando a noite cai, notadamente diminui em 95% o fluxo de pessoas na praça, mas para quem vai, ou que vem pelo curso da Avenida Deputado Américo Maia, é obrigatório uma olhadinha na Jerônimo Rosado, pela beleza exuberante das sombras das mangueiras, entrecortada pelo reflexo das luminárias, bem no sopé da imponente Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios.
E para deixar a praça mais bonita e vistosa à noite, neste final de semana, a Secretaria de Infraestutura de Catolé do Rocha, trocou a iluminação antiga por uma nova, com tecnologia de LED (Light Emitting Diode), que além de economizar energia elétrica, são mais eficientes que as tradicionais.
Para Luciano Maia, secretário de infraestrutura do município, as vantagens da iluminação de LED são infinitamente mais compensadoras de que as tradicionais. “As lâmpadas de LED tem maior vida útil, é uma iluminação inteligente, pouca necessidade de manutenção, pouca radiação, maior segurança, e o fator estético é notadamente perceptível”, disse o secretário.
Por Humberto Vital / Catolé News