Polícia Militar parabeniza o município de Catolé do Rocha (PB) pelos seus 185 anos de fundação

Em 1754, o Coronel Francisco da Rocha Oliveira chega à região, estabelecendo-se às margens do Riacho Agon, iniciando as primeiras edificações no ano de 1774 com a construção de uma capela erigida em honra de Nossa Senhora do Rosário, que anos depois foi demolida para abertura de novas avenidas e, consequentemente, construída a Igreja Matriz, sob a invocação de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade.



A autonomia administrativa de Catolé do Rocha começa a se concretiza em 1835 quando o então governador Manoel Maria Carneiro, presidente da província da Paraíba, através da Lei Provincial Nº. 5 de 26 de maio de 1835, cria a Vila Federal de Catolé do Rocha. Em 1935, 100 anos depois, Catolé do Rocha ganha a sua almejada independência administrativa pelo Decreto de 21 de janeiro de 1935, deixando de ser Vila e passando a ser cidade.



Catolé do Rocha recebeu este nome em homenagem ao seu fundador que tinha Rocha como sobrenome; e Catolé pela existência de muitas palmeiras na região denominada “Coco Catolé”. Conta também com o nome de cidade mais verde da Paraíba.

Catolé é uma das cidades polos mais importante do Sertão Paraibano, tendo sido criado nos últimos diversas empresas de pequeno porte, principalmente na área calçadista e de alumínio. Sua população, segundo estimativas do IBGE, é de 30 mil habitantes. Na cidade fica a sede do 12º Batalhão de Polícia Militar, que é comandado atualmente pelo Tenente-Coronel PM Élder Ribeiro. O município abriga ainda uma Companhia do Corpo de Bombeiros Militar e dois Campus, sendo um da UEPB e outro do IFPB.


A Família 12º BPM parabeniza o município pelo seu aniversário!

Por Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional – 12º BPM | Coronel PM Francisco Monteiro Segundo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *